A Band assinou, nesta quinta (29/12), um contrato com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), e com a agência de marketing esportivo Brax Sports Assets, para transmitir o Campeonato Carioca de Futebol — o Cariocão — até 2025.
A emissora terá a exclusividade para a TV aberta, que estava com a Record TV desde que a Globo abriu mão do torneio em 2020, após ser sua responsável por muitos anos. A Ferj e a Brax, detentora dos direitos comerciais do Campeonato Carioca, até tentaram negociar mais uma vez com a Record e também com o SBT, mas as duas acabaram declinando.
A competição, que conta com a participação de 12 times (Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Audax, Bangu, Boavista, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende e Volta Redonda), irá ao ar para todo o país. A primeira rodada já está marcada para acontecer dia 12 de janeiro de 2023, com Flamengo X Audax.
O acordo de três anos estabelece a exibição de pelo menos 25 jogos, incluindo as finais. A Band levará ao ar duas partidas por rodada.
Cris Moreira, diretor geral de Comercialização do Grupo Bandeirantes, já informa estar iniciando as negociações com patrocinadores, apesar de ainda não haver revelado quantas cotas serão disponibilizadas.